sexta-feira, 29 de julho de 2011

Capoeiras em Festa



      No último dia 22 de julho do corrente ano, a comunidade quilombola de Capoeiras na zona rural de Macaíba-RN vivenciou uma belíssima noite cultural. O evento foi organizado pela Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas-CIPRED, através do Programa Educacional de Prevenção as Drogas – PROERD. Contou com a parceria das Secretarias de Educação, Cultura e de Trânsito, Transporte e Serviços Urbanos, teve o objetivo de realizar a entrega dos certificados de conclusão do curso de prevenção ao uso de Drogas, ministrado durante os meses de março a junho, pelo policial militar SD PM Claudionor de Oliveira Júnior. A programação teve início com um “chamamento” realizado pelo grupo de percussão da comunidade de Capoeiras.

     Em seguida, foi realizada a execução do hino nacional brasileiro. Na sequencia, a diretora da escola Santa Luzia/Capoeiras ,  Maria do Livramento dos Santos, esboçou, num discurso emocionado, toda sua satisfação em ter o programa em sua Instituição de Ensino, destacando inclusive os benefícios observados no comportamento e no desempenho cognitivo dos alunos.
 Para abrilhantar a noite, tivemos a apresentação de um grupo de STREET DANCE, formado por alunos da escola Almerinda Bezerra Furtado, localizada no Bairro de Guarapes.


         Logo em seguida, um grupo de Swingueira, também da comunidade de Guarapes, em um ritmo contagiante, movimentou toda a comunidade.
Dando continuidade, foi realizada a entrega dos certificados, uma simbologia pelo empenho e dedicação dos alunos.
        Para finalizar as apresentações culturais tivemos ainda: o Maculelê, a Capoeira, o Samba de Roda e o Pau Furado, manifestações típicas da cultura africana, mas com peculiaridades locais.  
A belíssima noite foi encerrada com um jantar, possibilitando as todos os instrutores do PROERD e dos demais membros da comunidade escolar, um momento de confraternização.            Registramos ainda que embora o tempo de curso do PROERD/2011 tenha encerrado, o policial SD PM Claudionor de Oliveira Júnior continuará desenvolvendo um trabalho voluntário, aos dominós, com freqüência de quinze dias, no Ponto de Cultura de          Capoeiras, a fim de capacitar pessoas da comunidade para desenvolver aulas de dança (swingueira e STREET DANCE) com crianças e jovens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário